Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de maio de 2011

A natureza das coisas e dos seres


Flávio José, na música “A natureza das coisas” diz: “Se avexe não, amanhã pode acontecer tudo, inclusive nada”. Essa frase lança uma enorme dúvida se isolada do contexto da letra completa da musica. Assim são os fatos, as pessoas.
Como educador sempre vejo colegas fazendo trabalho com lixo e falando que é reciclagem. As famosas garrafas PET são as campeãs no ranking da utilização. Pois bem, as pessoas aprenderam a ver as coisas pela a moda do momento, ou unilateralmente ou pela ótica alheia. Reciclagem é a reutilização da matéria prima do objeto que foi transformado em lixo. Uma garrafa PET, para ser considerada reciclada, deve ser submetida a um processo que a transforme em uma nova garrafa ou em parte de outro objeto que será utilizado.
O ser humano se utiliza de expedientes estranhos aos seus (não tão) semelhantes. A maioria, pobres mortais, seguem os seus “líderes” que aprenderam a manipular as massas ao invés de realmente liderar. Na vida as pessoas aprenderam obedecer e não pensarem com independência. Como diz Zé Ramalho: “Vida de gado”, conduzidos ao curral, pensando que estão seguindo caminho próprio.
Como está no momento em todas as manchetes, quero aqui estabelecer uma comparação entre Obama e Osama. Por certo, a maioria acha que existem nessa história um “mocinho” e um “bandido”. Para quase todo mundo o bandido é Osama. Mais uma vez, vou usar o pois bem! Admitamos que a maioria nos Estados Unidos da América é cristã. O cristianismo condena qualquer um a matar, mas os EUA matam, pois têm na sua legislação a pena de morte em muitos dos seus estados, sempre fala em paz fazendo guerra e matando centenas ou milhares de pessoas nas guerras promovidas por eles. Os EUA sabem que nos dez mandamentos contidos na bíblia tem um que diz: “Não matarás”. Jesus disse: “A quem muito será dado, muito será cobrado”. Então, se os EUA tem uma maioria evangélica e procede de tal forma, conclui-se que conhece, mas não pratica. Já Osama, que segue O Al Corão, a “Bíblia” do islamismo, parece ter mais coerência, pois no Al Corão tem a Lei de Talião que diz: “Olho por olho, dente por dente”, se os EUA invade e mata seu povo, consequentemente Osama revida, segundo sua religião. Quem é bandido e mocinho nessa história, afinal?
Hipócritas! Diria o Cristo.
Aqui quero expor meramente meu ponto de vista. Não tenho a pretensão de convencer ninguém, mas sou coerente com aquilo que vejo e tenho como princípio.
O mundo segue caminhos diversos, mas temos a visão reducionista e queremos acreditar apenas naquilo que nos é “ensinado” (imputado). Educação, segundo os teóricos, é uma filosofia, é uma Teoria no sentido de conhecimento especulativo advindo do bom senso, do racional, das suposições e das pressuposições, Então, não devemos estar aprisionados a uma opção política, nem tampouco dissociados dela. Devemos ter a nossa própria opinião embasada nos princípios e valores que nos foram passados e na construção do conhecimento que construímos ao longo do tempo.
Termino aqui com uma estrofe de uma “poesia” minha que diz: A vida, quer seja para ti ruim ou boa, marque sua presença, não seja à-toa.

Nenhum comentário: