Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Como fazer melhor


"Sejamos bons e depois seremos felizes.
 Ninguém recebe o prémio sem primeiro fazer por isso”.

            Para receber, São Francisco de Assis dizia que é preciso dar, então, com base neste e em outros pressupostos, e em alguns sinônimos como: causar, praticar, produzir, contagiar e propagar percebe-se que esses verbos têm significados de reciprocidade e que “é dando que se recebe”. Isso nos induz a “dar”, dar coisas que temos e podemos sem nos fazer falta.
            Se você tem amizade e intimidade com determinadas pessoas, dê-lhes muitos abraços, dê afagos mostrando que você se sente bem com elas e está lhes dando carinho (coisa rara hoje, muito rara). Se você não tem tanta intimidade para abraçar (nada impede que você adquira a intimidade), cumprimente-as, dando-lhes aperto de mãos, toque nos ombros... mostre que você quer tirar-lhes parte do peso que elas carregam, que quer aliviar-lhes o peso do dia que foi ou será difícil, que quer lhes dar os braços para que elas possam se ampararem caco se se sentirem frágeis. Mas, se depois você perceber que elas ainda precisam de algo mais, dê-lhes sorrisos, pois o riso é mágico e muda tudo que parece ou está triste, amenizando os problemas, formando novas perspectivas. Mas quando sorrir dê seu mais doce sorriso, que ele venha do seu âmago, do fundo do seu coração, pois assim as outras pessoas o entenderão melhor.
            Ninguém pega tristeza ou outros sentimentos similares em abraços; quem se ligar a outra pessoa por um toque passará boa energia, mas não ficará desenergizada, ao contrário, estará abrindo espaço em si mesmo para receber mais energia; toda forma de carinho que você der só fará aumentar o seu próprio amor. O sorriso que você der não servirá somente aos outros, primeiramente ele o (a) carregará de opiáceos e de serotonina – substâncias da alegria e neurotransmissor que equilibra o ser –, simultaneamente ele o (a) tornará mais agradável e belo (a), porque as pessoas são mais lindas sorrindo, tornam-se sinônimos de bem-estar, transmitindo confiança e paz. Mostre sua verdadeira face: sorria sempre e tenha a leveza das plumas, a singeleza dos “anjos”. Torne seu semblante mais bonito e suave: mantenha um sorriso entre os lábios e tenha a graça de uma flor que se abre aos primeiros raios matinais do sol.
            A mecânica estuda as leis do movimento. Mecânico (a), por analogia, é aquela pessoa versada em movimentos. Como na vida tudo é movimento, uma grande engrenagem ou múltiplas engrenagens, sejamos mecânicos (as) também dos movimentos que não estão enquadrados no campo da Física meramente material. Estudemos os movimentos que se desenlaçam e se entrelaçam nas cucas maravilhosas, que permeiam os sentimentos que nos movem e suprimem os instintos, tornando-nos mais humanos, mais gente que entende gente; movimentos que nos fazem amar, que nos impulsionam para a vida, para mais um dia de bom ânimo e de fé.
            Deus está em tudo, dizem, e eu acredito nisso. Acredito que Ele está em cada pessoa e que basta rompermos a “risca de giz” para o abraçarmos. Ele está no seu abraço, no seu toque, no seu riso.
           Deus fez o dia para irmos ao “parque” e nos divertirmos. A noite, Ele fez para descansarmos depois do dia no parque, parque esse que nos convida à “diversão”, a entrarmos na roda gigante ao lado de pessoas maravilhosas, a enfrentarmos juntos a montanha russa no seu vertiginoso e íngreme percurso, a pularmos e rolarmos no pula-pula sentindo sua maciez, a nos abraçarmos quando der aquele frio no trem-fantasma, a puxarmos a corda para que a outra pessoa suba junto conosco na gangorra... É! O parque da vida não tem lugar para uma pessoa sozinha. Ele exige que estejamos juntos todo o tempo para que as coisas aconteçam.
           Então, vá ao parque com outras pessoas.
Hoje, esteja caminhando com mais companhias.
Daqui para a frente, sobretudo, adote o hábito saudável de dar. Assim precisará pedir pouco ou talvez nada, pois, se estiver dando aquilo que gostaria de receber, certamente não “escapará” do seu próprio bem.
           Seja feliz. Participe da vida!
           
           Espedito

Nenhum comentário: