Pesquisar este blog

Mostrando postagens com marcador Pedagogia. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Pedagogia. Mostrar todas as postagens

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Metodologias adaptáveis


Sugestões



                  Juntamente com os professores, verificar os conteúdos que serão trabalhados a fim de se estabelecer novas metodologias. Exemplo: Se o professor está trabalhando desmatamento, poderá levar seus alunos a uma área previamente escolhida por ele e realizar uma atividade de investigação, solicitando que os alunos verifiquem o tipo de relevo e de vegetação existente, vegetação predominante (do que restou), tipo de solo, população de plantas existentes, fauna (pássaros, lagartixas, insetos e outros bichos), que aspectos denunciam o tipo de desmatamento, quem são os responsáveis etc. Em outra aula o professor deverá levar os mesmos alunos a uma área onde a vegetação ainda esteja preservada e estabelecer paralelos, mostrando a importância de se preservar a natureza, que o desmatamento implica numa série de conseqüências, como: erosão, extinção da  fauna e de plantas frutíferas nativas, ausência de sombras para animais domésticos, escassez de lenha; que tudo faz parte de uma cadeia, onde a agressão a um elemento natural implica na existência de outros etc. Pode-se aproveitar o momento, também, para abordar as cadeias produtivas, como funcionam as indústrias, o que é matéria-prima e de onde ela é extraída, enfim, estabelecer a dependência que as cidades têm do campo.
                  Vários são os assuntos a serem explorados. Tudo depende do preparo do professor e da sua boa vontade.
                  Nesse exemplo o professor pode estabelecer a interdisciplinaridade, unindo Ciências (os vegetais e animais, os fenômenos da natureza), Matemática (contar população de plantas, animais, efetuar operações para comparação da área desmatada com a área preservada, dados estatísticos...) Ecologia (nichos, a variedade de vida animal etc.), Geografia (relevo, vegetação, água), pode-se fazer uma abordagem histórica da localidade etc.
                  As disciplinas não deve estar dissociadas da realidade, nenhuma deve estar, sabemos que nem todas elas estão integradas e seus professores não trabalham dessa forma; os conteúdos terminam sendo um fim em si mesmos ao invés de serem um meio para desenvolvimento da realidade local, através da ação dos alunos e seus familiares.
                  Nosso foco, creio, deve ser, juntamente com os professores, propor metodologias que proporcionem aprendizagem vinculada à realidade de cada localidade, porém sem perder a visão do todo. O professor deve compreender primeiramente o que ensina e por que ensina, tomando conhecimento das diferentes realidades e buscando meios de abordá-las como parte de uma realidade maior, numa perspectiva de tornar compreensível o mundo como “uno”, no qual vivemos e exercemos nossa influência, apesar das diversidades existentes.
                  Se for de consenso, poderíamos “construir” essas metodologias com os professores, diretores e coordenadores nos planejamentos das escolas. Marcaríamos viagem para as localidades nos dias de planejamento de cada Unidade Escolar.
                  Espedito