Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Por quê tempo?

Vivemos em um mundo onde tudo ganha velocidade, onde o tempo é curto para nossos afazeres. Nesse tempo sem tempo não percebemos muitas coisas da vida, não trocamos o "grau" das nossas lentes há muito. Algumas pessoas nem sabem que "óculos" existem e que são eles que nos fazem perceber o que nos rodeiam.
Óculos de lentes fracas, faz-nos enxergar de forma distorcida. Mas esses tipos de lentes só nós podemos escolher. Não há oftalmologista para esse trabalho.
Às vezes as horas parecem intermináveis, basta se lembrar de um momento de espera ansiosa, mas em outros momentos reclamamos que não tivemos tempo. Por quê? Medo? Incapacidade de lidar com as coisas?
Lembro-me dos dias de inverno na minha vila, os dias eram tão longos que pareciam semanas, isso nos fazia pensar sobre o tempo, as coisas, o nome das coisas... Você já pensou sobre o nome das coisas? Elas (as coisas) ou seus nomes parecem esquisitos e sem propósito.
Hoje relembro que o tempo é mais relativo do que pensamos, mas não é só o tempo, nossas ideias também. Quanta diferença de outrora! Melhor agora ou antes? Essa é uma resposta que exige pensarmos além da materialidade das coisas, exige mergulhamos em nosso âmago. Mesmo assim ainda não teremos certeza de nada, apenas saudades, tristezas, lembranças... O que isso significa para nossa vida, também não sei, mas sei que "vivo" ou me sinto mais gente ao refletir sobre tudo isso.
E para encerrar essa minha indaga, lembro uma frase bela de Sheakspeare: "Toda despedida é dor, tão doce todavia que eu te daria boa noite até que amanhecesse o dia"

Nenhum comentário: